18 de fev. de 2014

Pra que serve cada tipo de shampoo?

Olá pessoal tudo bem vocês?

Quando vamos até a perfumaria nos deparamos com aquela imensidão de shampoos nas prateleiras e na maioria das vezes nem sabemos ao certo para que serve cada um realmente e por esse motivo eu vim aqui compartilhar o que eu aprendi sobre cada tipo de shampoo. Espero que ajudem vocês como me ajudou.

A principal função do shampoo é limpar os fios do cabelo, mais além disso ele serve também para preparar os fios para receber um tratamento. Os principais ingredientes dos shampoos são os surfactantes, que são moléculas que possuem ação detergente capazes de interagir com a água e também com outras moléculas não solúveis em água (como óleos, gorduras, silicones insolúveis, etc.), elas se ligam as sujeiras (óleos, gorduras excesso de produto como silicones e etc) e se ligam a água e fazem a limpeza. Agora que já sabemos um pouquinho sobre o que faz o shampoo ser tão eficiente na limpeza, vamos aos tipos e para que serve cada um.

Shampoo Anti- Resíduos: Esses shampoos tem como proposta principal, fazer uma limpeza profunda dos fios, ele abre bem a cutícula dos fios e por esse motivo quando usamos o cabelo fica com aquele aspecto de ressecado. Ele deve ser usado preferencialmente antes de algum tratamento ou de 15 em 15 dias para retirar o acumulo de resíduos que se juntam nos fios. Para quem usa progressiva não é recomendado usar muitas vezes pois ele a retira mais rápido.

Shampoo Translúcido ou Perolado: Esse tipo de Shampoo fica entre o Transparente e o Leitoso, ele promove um limpeza mais suave, possui agentes condicionantes em sua fórmula e possui a função de hidratar ao mesmo tempo em que limpa.

Shampoo Transparente: É um shampoo mais neutro que limpa profundamente e retira toda a sujeira dos fios, ele pode até ter alguma cor mais são sempre transparentes com uma aparência espelhada, os mais comuns de encontrarmos são os shampoos de bebê. É indicado para todos os tipos de cabelos e em cabelos oleosos garantem uma boa limpeza controlando as glândulas sebáceas do couro cabeludo evitando que eles fiquem com o aspecto pesado.

Shampoo Leitoso: Esses tem a textura mais densa, que menos limpam e tem funções mais especificas e é mais usado como tratamento. É mais aconselhável usar após os fios já limpos. Shampoos para cabelos tingidos, ressecados e anti-caspa costumam ter essa textura. Não é recomendado para quem já tem os cabelos oleosos, pois sua textura densa deixa os fios com uma aparência pastosa, pesada e aumenta a oleosidade.

Shampoo Desamarelador: Esse Shampoo tem a função de tirar o aspecto amarelado dos cabelos loiros, quem tinge os cabelos dessa cor sabem que com o tempo a cor vai oxidando e vai ficando com aquela cor de "gema de ovo" e os shampoos desamareladores agem nessa hora,deixando o loiro bonito novamente, para isso quanto mais roxo for o shampoo, melhor ele é. O contra é que esse shampoo costuma ressecar o cabelo e por isso é indicado fazer uma hidratação após seu uso.

Bom pessoal, por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado do post, como disse no inicio, fiz uma pesquisa e foi esse o resultado obtido e me ajudou muito na hora de entender melhor as necessidades do meu cabelo e saber como me localizar e o que comprar na perfumaria, tentei simplificar ao máximo o post, para que vocês possam entender e se familiarizar assim como eu.

Beijos e até o próximo post.

Comente com o Facebook:

2 comentários :

  1. Carambaaa, amei teu post ! Super explicadinho. Parabéns e obrigada pela ajuda :)

    Bjo !!

    Blog | Fan Page | Twitter | Flickr Group

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna Lê,

      Que bom que gostou, eu tentei ajudar quem assim como eu tinha dúvidas na hora de comprar shampoo.

      Beijos

      Excluir

Obrigada por passar por aqui, seu comentário é muito importante pra nós.

Volte Sempre.

Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

©