13 de ago. de 2010

Cotação de Alunos em universidades gera Polêmica.

Desde 2004,o Brasil adotou o sistema de cotas para alunos Afro-descendentes nas universidades,as mesmas devem oferecer 20% das vagas de todos os cursos para alunos negros.
A medida foi tomada com a intensão de integrar alunos negros e de baixa renda nas universidades, e assim, tentar acabar com a discriminação que há com eles.
Porém, é um tema que gerou e ainda gera muita polêmica,pessoas comuns e até mesmo estudiosos acreditam que ao invés de ajudar na integração,isso acaba criando um desconfortoainda maior;mas há tambêm as pessoas que são a favor.
Como os melhores cursos das Universidades são no periodo diurno,fica claro que os mesmo são preenchidos por pessoas que sempre estudaram em escolas particulares e não precisam trabalhar para pagar as mensalidades sem afetar a renda familiar,dando assim menos oportunidades para quem sempre estudou em escolas públicas.
O Site da TV Cultura mostra algumas controvérsias às cotas, uma delas é o fato de que seria difícil definir quem teria direito a elas, pois, algumas universidades utilizam o critério de autodeclaração,(coisa que muitas vezes pode não ser verdade)e a outra é através de uma comissão julgadora,(que pode ser injusta),assim fica mais difícil o ingresso.
Sendo assim, as cotas são positivas por um lado,pois,ajudam a inserir pessoas em Universidades particulares e boas e negativas por outro porque ao invés de acabar com a desigualde(o que é o intuito da medida)isso a mantêm.

Comente com o Facebook:

Um comentário :

  1. Oi Kelly, gostei do seu blog.
    Bom, na minha opinião acredito também que ao invés de dar um diferencial para as raças creio que automaticamente criará um preconceito e estarão se auto discriminando em achar que devem ter uma cota para cada um.

    Até mais.

    ResponderExcluir

Obrigada por passar por aqui, seu comentário é muito importante pra nós.

Volte Sempre.

Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

©